Como vender produtos no Instagram: o que realmente funciona!
Em menos de 20 anos, 95% das compras serão feitas de forma online. É por isso que eu trouxe aqui o que realmente funciona para vender produtos pelo Instagram.
As redes sociais podem ser seu maior canal de distribuição!
Você sabe o que são canais de distribuição? Bom, antes de te explicar como vender pelo Instagram, vamos contextualizar uma coisa importante: canais de distribuição são todos os meios que você usa para vender: loja física, e-commerce, marketplaces (como Mercado Livre, MagaLu, etc.), Whatsapp, venda direta, redes sociais...
A questão é que as grandes empresas não tem perfis tão ativos nas redes sociais, pois seu foco está em outros canais de distribuição. Por isso, as redes sociais, e principalmente o Instagram, podem ser seus maiores canais de distribuição.
E eu digo isso porque tenho loja física, mas hoje boa parte do meu faturamento vem através do Instagram e minha loja vende para todo o Brasil.
Por isso, neste artigo vou te dar dicas práticas para você implementar agora mesmo no seu perfil do Instagram e começar a fazer as suas primeiras vendas!
1. Vender produtos não é como prestar serviços
Costumo dizer que existem três tipos de perfis no Instagram: o perfil comercial, que é aquele que vende produtos ou serviços e tem um perfil parecido com uma vitrine; o perfil do influenciador, que é aquele perfil comercial com cara de pessoal, no qual você irá se conectar com a pessoa daquele perfil, acompanhando seus interesses e sua rotina; e o perfil sem clareza, que não é nem comercial e nem do influenciador.
Os dois primeiros tipos de perfil funcionam muito bem! Já o perfil que não tem clareza costuma ter um crescimento lento e sem vendas.
E neste artigo quero te mostrar que perfis de loja funcionam muito bem para vender produtos, mesmo que você não queira aparecer, sem que você precise virar escravo do seu perfil e produzir no mínimo 40 stories por dia.
Para isso, o primeiro passo é entender que em um perfil comercial de produto é justamente o produto que será a estrela do seu perfil, e ele precisa brilhar. De nada adianta fazer vários reels divertidos, posts informativos e stories da sua rotina se o seu produto não for bem apresentado.
Por isso, ao decidir vender produtos pelo Instagram, a clareza vem em primeiro lugar: você deseja fazer uma loja no Instagram ou ter um perfil de influenciador e mostrar seus produtos de forma indireta? Isso fará toda a diferença.
Se você quer ter uma loja no Instagram, siga as próximas dicas que o seu perfil ficará pronto para vender.
2. Imagem importa! E vende...
Lembra que te falei que o seu produto precisa brilhar? Então. O maior erro que eu vejo quando analiso perfis dos meus alunos é a baixa qualidade das fotos, mas calma! Não estou falando de falta de equipamentos, mas sim de fata de um cuidado e preparo das imagens. Vou te explicar.
Toda vez que você postar fotos dos seus produtos, você precisa cuidar de alguma detalhes importantes para que a sua foto fique mais atrativa. Quanto mais atrativa for a sua foto, maior será a sua conversão em vendas.
O primeiro passo é pensar na composição. Tudo que aparece na sua foto faz parte da composição da imagem, principalmente o fundo. Por isso analise: o que aparece junto com os seus produtos? Escolher um fundo padronizado pode te ajudar, e vou te dar alguns exemplos: vasinhos de flor ou suculentas, tecidos coloridos e vivos, pedaços de madeira bruta, natureza (um jardim, por exemplo), a sua loja se você tem loja física, ambientes externos, como ruas, praças ou praias.
Ter um olhar atento para a composição já tornará a sua foto muito mais bonita e atrativa.
Além disso, é importante se atentar à nitidez da imagem. Seu produto está nítido? Ele está contrastando com o fundo? A cor está quente? Para fotos de alimentos, por exemplo, é bem importante deixar o produto com uma cor mais quente.
Todos estes ajustes podem ser feitos em aplicativos de edição de fotos, como o Lightroom, por exemplo, ou utilizando os filtros do próprio Instagram.
3. Os textos não morreram!
Outro erro comum é achar que ninguém lê a legenda, e por isso basta colocar o preço na legenda que o produto será automaticamente vendido.
Acontece que muitas pessoas gostam de saber a história, as características ou até mesmo os benefícios daquele produto. A legenda é o lugar ideal para isso.
Construa sua legenda em blocos menores de texto para dar um conforto visual ao leitor. Além disso, comece com uma frase impactante que chame a atenção do leitor. Por exemplo, se você vende joias em prata você pode começar sua legenda com a frase “Joias em prata escurecem, mas isso só significa que...” e constrói uma boa legenda falando desta característica da prata.
E para fechar com chave de ouro, coloque o preço do produto, as facilidade de envio (por exemplo R$ 29,90 com frete grátis para a região Sul) e uma pergunta no final.
Perguntas são fundamentais para aumentar o seu engajamento, isso porque toda vez que alguém comenta na sua publicação, ela é mais bem distribuída pelo Instagram. E por falar nisso...
4. O algoritmo é seu amigo, não seu inimigo.
Você fica culpando o algoritmo o tempo todo porque o alcance dos seus posts é ruim? Para já com isso! Na verdade o algoritmo é nosso grande aliado no Instagram, porque ele vai entregar os seus posts para as pessoas que estão realmente interessadas em vê-los.
Para que isso aconteça, precisamos entender um pouquinho do seu funcionamento. Quando algo é postado em algum perfil, o algoritmo irá entregar esta postagem para uma pequena quantidade de pessoas que seguem aquele perfil. Se estas pessoas interagirem de alguma forma (sim, a curtida vale), ele vai aumentando a entrega gradativamente.
Uma foto bonita já ganhará algumas curtidas logo nos primeiros minutos, e por isso seu alcance já será expandido. Além disso, fotos com elementos humanos são mais em distribuídas naturalmente pelo algoritmo, por isso aposte em fotos dos seus produtos no corpo, em uso ou segurando nas mãos.
Se você faz a pergunta e as pessoas comentam, mais o algoritmo será seu amigo, e assim sua distribuição aumenta. Por isso, capriche nos princípios 2 e 3 que te falei aqui combinado?
5. Não use nenhuma ferramenta de gerenciamento externa ao Facebook
Me dá um grande frio na espinha quando vejo blogs indicando ferramentas de gerenciamento de redes socais, porque isso pode levar a sua conta à um belo bloqueio.
O Instagram não permite que nenhum aplicativo que não seja nativo tenha acesso aos seus dados, e pode entender isso como conta falsa e bloquear a sua conta, já pensou?
Isso acontece em razão da política de proteção de dados. Além disso, o Facebook (você já sabe que o Instagram é do Facebook né? Ok, podemos continuar) é um sistema muito completo, e conta inclusive com um gerenciador de negócios para ajudar a sua empresa.
Por isso, para gerenciar o seu perfil, use o gerenciador de negócios do próprio facebook (business.facebook.com) e agende as suas postagens pelo estúdio de criação do Facebook caso prefira deixar tudo agendado, assim você não terá problemas com bloqueios e desativação da conta.
Conheça os
melhores cursos
6. Investir no seu negócio é fundamental!
Quando você chegou neste artigo, te falei que o Instagram pode ser o seu maior canal de distribuição, não falei? Pense no retorno que ele pode dar para o seu negócio!
Mas para isso você precisará investir um dos seus dois ativos mais importantes do seu negócio: tempo ou dinheiro. Se você não tem dinheiro, precisará investir em técnicas de crescimento no seu perfil, que dão trabalho, mas também traze resultado, como por exemplo a famosa técnica da pesca em balde.
Se você não tem tempo, então seu ativo será o dinheiro, e investir em anúncios será fundamental para o crescimento do seu perfil e aumento das suas vendas. E vou te dizer que não é caro: você pode começar com 7 reais por dia e já terá um excelente resultado.
Para isso lembre-se de escolher uma foto boa para o anúncio (lembra que imagem importa?), e segmente o seu público principalmente por região e por interesses. É possível fazer isso no próprio botão “criar anúncio”, basta clicar em “crie o seu” quando perguntar se você deseja fazer um público automático ou personalizado. Nunca deixe no automático, ok?
7. O maior segredo é o atendimento!
Lá no começo deste artigo eu te falei que muitos consumidores não desejam mais a compra um único clique, e querem um atendimento personalizado para que possam tirar todas as suas dúvidas.
Por isso, o segredo é o seu atendimento. Um bom atendimento conduz o cliente pelo caminho da compra. Vou te mostrar um exemplo: Eu entro em contato com a sua loja e pergunto o preço de um vestido. Você me responde: R$ 299,90.
Fim, a conversa acabou ali. Esse e o exemplo de como NÃO prestar um bom atendimento. A resposta correta seria “R$ 299,90, em qual Estado você mora?”. Pronto. Respondendo com uma pergunta você mantém a conversa e leva o cliente no caminho da compra.
Eu sempre digo para os meus alunos que a venda é muito parecida com uma dança, e quem vai conduzir esta dança é você! Se você coloca um ponto final na conversa, deixa de vender.
Agora, quer saber como vender todos os dias pelo perfil da sua loja no Instagram?
Hoje o Instagram é a melhor possibilidade dos pequenos e médios empreendedores venderem muito! Isso acontece porque cada vez mais nós queremos uma relação mais próxima com as empresas das quais compramos.
Já se foi o tempo em que a compra em um clique era o auge do marketing digital, hoje estas empresas concorrem no preço. Mas nem todo cliente quer pesquisar o produto mais barato, muito pelo contrário. Muitos clientes querem O MELHOR atendimento, o mais personalizado, aquela loja que realmente entende a sua dor e oferece o produto perfeito.
Talvez você já saiba, mas eu vende livros. Sim, livros. Tenho uma Livraria. Então sabe quem é o mais maior concorrente? Sim, a Amazon. Mas isso não me preocupa, pois os meus clientes querem a minha indicação, o meu atendimento, a minha cartinha quando recebem o livro em casa, tudo que meu concorrente não pode oferecer. Pois é outro modelo de negócio.
E eu sei também que você não tem tempo de fazer 40 stories por dia, 3 reels por semana e uma live a cada 15 dias... Por isso eu criei um mapa com o exato método que eu uso para vender todos os dias pelo meu perfil do Instagram.
E com esse método você terá resultado já nos primeiros 21 dias.
Tudo isso de forma rápida e prática, direto ao ponto, sem enrolação.
Garanta agora a sua vaga no método Loja no Insta.